Informativo Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará - FEPOINCE (07/10/2020)

Mapa, evolução e indicadores da Covid-19 nos territórios indígenas cearenses

No Ceará, 831 casos de Covid-19 já foram registrados entre indígenas, de acordo com os indicadores da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), dados de secretarias municipais e através de pesquisa realizada pelas organizações indígenas do Ceará. Deste total, 765 pessoas já se recuperaram - representando cerca de 92% dos casos - e sete pessoas faleceram por complicações da infecção. A curva epidemiológica desacelerou nas últimas duas semanas de setembro e se manteve estável nesta primeira semana de outubro. Ainda assim, verificamos uma tendência de aumento no número de casos de Covid-19 entre indígenas em relação ao período anterior, entre 23 e 29 de setembro, em dois municípios localizados na macrorregião do Sertão dos Crateús - Monsenhor Tabosa (acréscimo de 31%) e Quiterianópolis (acréscimo de 50%).

Nos municípios de Maracanaú, Itapipoca, Crateús e Boa Viagem, o numero de indígenas infectados aumentou entre 5 e 13%.  Nos municípios de Itarema, Caucaia, Pacatuba, Aratuba, Acaraú, Poranga, São Bendito, Canindé, Crato, Tamboril e Aquiraz, não há novos casos confirmados neste período analisado, entre 30 de setembro e 06 de outubro.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) confirma 747 casos positivos com 681 pessoas recuperadas e 6 óbitos. Ressaltamos que, neste levantamento, a FEPOINCE também inclui os indígenas que não estão contemplados pelo atendimento do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e que foram acometidos pela infecção por Covid-19, como são os casos de indígenas que vivem em áreas sem providências de processo demarcatório.

   Doar em conta bancária   

Use os dados para fazer um depósito em conta

Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará - FEPOINCE

CNPJ: 34.816.161/0001-70 

Conta corrente pessoa jurídica 

Banco: Caixa Econômica  Op: 003

Agência: 0919  CC: 5489-6  

   Contribuir pelo PAYPAL   

Compartilhar

Aponte sua câmera para o QR Code

   Socialize-se conosco     
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Ou clique no botão