Informativo Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará -  FEPOINCE (04/08/2020)

Mapa, evolução e indicadores da Covid_19 nos territórios indígenas cearenses

Já passa de 500 o número de indígenas infectados pelo novo coronavírus no Ceará. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) confirma 448 casos positivos com 396 pessoas recuperadas e 5 óbitos; já de acordo com os indicadores da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e dados de secretarias municipais, os  casos confirmados de Covid-19 entre indígenas chegam a 508 nos municípios com territórios indígenas. Após três semanas com redução na curva de novos casos de Covid-19 entre indígenas no Ceará, nesta semana os números voltaram a acelerar, tendo um destaque preocupante para os territórios do povo Tremembé, no município de Itarema.

1.png

Dos 508 casos confirmados para Covid-19, em apenas dois dos dezenove municípios cearenses com territórios indígenas não há registro de infectados, de acordo com os dados coletados das plataformas das secretarias de saúde e através de pesquisa realizada pelas organizações indígenas do Ceará - são os municípios de Novo Oriente e Carnaubal.

2.png

Ressalta-se que, neste levantamento, a FEPOINCE também inclui os indígenas que não estão contemplados pelo atendimento do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e que foram acometidos pela infecção por coronavírus. A SESA registra, ainda, 210 casos em outros 30 municípios sem áreas indígenas delimitadas, incluindo áreas urbanas e rurais, somando 718 casos confirmados de Covid-19 entre indígenas no Ceará, até 03/08/2020.

3.png