top of page
Informativo Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará -  FEPOINCE (08/09/2020)

Mapa, evolução e indicadores da Covid_19 nos territórios indígenas cearenses

No Ceará, 672 casos de Covid-19 já foram registrados entre indígenas, de acordo com os indicadores da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), dados de secretarias municipais e através de pesquisa realizada pelas organizações indígenas do Ceará. Desse total, sete indígenas faleceram por complicações da infecção; 551 pessoas já se recuperaram. São quinze povos indígenas atingidos pela pandemia no estado; dos 19 municípios cearenses com territórios indígenas, dezessete já registram casos de Covid-19. A curva epidemiológica apresentou tendência de queda significativa, nesta primeira semana de setembro.

08 (3).png

Dos municípios do Ceará com territórios indígenas, os mais atingidos pela pandemia - que registram números de casos de coronavírus entre 40 e 200 - estão Itarema e Acaraú (nos territórios do povo Tremembé); Caucaia (nos territórios de dois povos: Anacé e Tapeba); Maracanaú e Pacatuba (no território do povo Pitaguary) e Crateús (onde estão localizados territórios de cinco povos: Potyguara, Tabajara, Tupinambá, Kariri e Kalabaça). Os demais municípios apresentam registros que variam entre 3 e 30 casos. 

2.png

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) confirma 585 casos positivos com 476 pessoas recuperadas e 5 óbitos (três óbitos seguem em investigação, pelo menos desde julho). O falecimento de um indígena de 69 anos, do povo Tabajara, no município de Crateús, foi confirmado na última semana de agosto, após mais de um mês sem ocorrência de óbito por Covid-19 entre indígenas no estado; a informação consta na plataforma IntegraSUS da SESA, mas, até o momento, não consta no boletim da SESAI. Ressaltamos que, neste levantamento, a FEPOINCE também inclui os indígenas que não estão contemplados pelo atendimento do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e que foram acometidos pela infecção por coronavírus, como são os casos de indígenas que vivem em áreas sem providências de processo demarcatório.

3.png
bottom of page