Informativo Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará - FEPOINCE (11/08/2020)
Mapa, evolução e indicadores da Covid_19 nos territórios indígenas cearenses
549 indígenas já foram acometidos por infecção pelo novo coronavírus em territórios indígenas no estado do Ceará. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) confirma 471 casos positivos com 406 pessoas recuperadas e 5 óbitos; já de acordo com os indicadores da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e dados de secretarias municipais, os casos confirmados de Covid-19 entre indígenas chegam a 549 nos municípios com territórios indígenas.

Nas últimas três semanas de julho houve redução na curva de novos casos de Covid-19 entre indígenas no Ceará, mas a partir da primeira semana de agosto os números voltaram a acelerar com uma leve queda na segunda semana, tendo um destaque preocupante para os territórios do povo Tremembé, nos municípios de Itarema e Acaraú.

Dos 549 casos confirmados para Covid-19, em apenas dois dos dezenove municípios cearenses com territórios indígenas não há registro de infectados, de acordo com os dados coletados das plataformas das secretarias de saúde e através de pesquisa realizada pelas organizações indígenas do Ceará - são os municípios de Novo Oriente e Carnaubal. Importante ressaltar que, neste levantamento, a FEPOINCE também inclui os indígenas que não estão contemplados pelo atendimento do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e que foram acometidos pela infecção por coronavírus. A SESA registra, ainda, 231 casos em outros trinta municípios sem áreas indígenas delimitadas, incluindo áreas urbanas e rurais, somando 780 casos confirmados de Covid-19 entre indígenas no Ceará, até 10/08/2020.
.png)