Informativo Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará -  FEPOINCE (18/08/2020)

Mapa, evolução e indicadores da Covid_19 nos territórios indígenas cearenses

574 indígenas já foram acometidos por infecção pelo novo coronavírus nos territórios indígenas do estado do Ceará, de acordo com os indicadores da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), dados de secretarias municipais e através de pesquisa realizada pelas organizações indígenas do Ceará. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) confirma 507 casos positivos com 419 pessoas recuperadas e 5 óbitos.

1.png

Na primeira semana de agosto a curva de novos casos, que se manteve em queda nas três últimas semanas de julho, voltou a acelerar, mas se manteve em queda nas últimas duas semanas avaliadas.

2.png

Dos 19 municípios cearenses com territórios indígenas, dezessete já registram casos de Covid-19 entre indígenas. Importante ressaltar que, neste levantamento, a FEPOINCE também inclui os indígenas que não estão contemplados pelo atendimento do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e que foram acometidos pela infecção por coronavírus; esse é o caso de povos que vivem em áreas sem providências de processo demarcatório, como os Karão-Jaguaribara, que tiveram diversos indígenas apresentando sintomas e até o momento só conseguiram acessar o atendimento através de apoio da prefeitura municipal de Canindé, mas ainda insuficiente para uma testagem que apresente um quadro mais real da pandemia neste povo.

3.png