Informativo Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará - FEPOINCE (21/10/2020)
Mapa, evolução e indicadores da Covid-19 nos territórios indígenas cearenses

Chega a 877 o número de casos de Covid-19 entre indígenas no estado do Ceará, de acordo com os indicadores da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), dados de secretarias municipais e através de pesquisa realizada pelas organizações indígenas do Ceará. Deste total, 848 pessoas já se recuperaram - representando cerca de 97% dos casos - e sete pessoas faleceram por complicações da infecção. A curva epidemiológica registrou uma queda significativa no período de 14 a 20 de outubro, com redução de 52% em relação ao período anterior avaliado, entre 07 e 13 de outubro. Os dados são importantes pois mostram uma tendência de queda nas últimas semanas, mas continuaremos observando e mantendo os cuidados dentro dos territórios indígenas e a conscientização entre os nossos povos para evitar uma nova onda de infecções por coronavírus.

Apenas um município, Tamboril, apresentou alta significativa de infectados por Covid-19 entre indígenas, passando de sete para treze casos (acréscimo de 86%). Outros três municípios registraram leve aumento: Itarema (0,5%), Crateús (4%) e Quiterianópolis (14%). Nos municípios de Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Aquiraz, Aratuba, Itapipoca, Acaraú, São Benedito, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa, Poranga, Canindé e Crato não há novos casos confirmados neste período analisado, entre 14 e 20 de outubro. Apenas dois municípios não registram casos da doença entre indígenas: Novo Oriente e Carnaubal.
.png)
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) confirma 788 casos positivos com 762 pessoas recuperadas e 6 óbitos. Ressaltamos que, neste levantamento, a FEPOINCE também inclui os indígenas que não estão contemplados pelo atendimento do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e que foram acometidos pela infecção por Covid-19, como são os casos de indígenas que vivem em áreas sem providências de processo demarcatório.