Campanha “APOIE OS POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ” – 2021

A campanha  “Apoie os Povos Indígenas do Ceará” é espaço de fraternidade, de apoio e solidariedades com os povos, que passam necessidades, sofrem com a fome, com falta de emprego e renda, com a dificuldade de acesso às políticas e encontram-se frágeis e vulneráveis à Covid-19. As populações indígenas do Ceará, em sua grande maioria, estão concentradas em pequenos territórios ou em retomadas. Muitas destas áreas estão localizadas próximas a áreas urbanas com mais de mil casos já confirmados, fato que favorece a possibilidade de contágio pelo coronavírus; nove falecimentos foram registrados por complicações da doença. Para evitar isso, é necessário apoiar as condições financeiras e sanitárias para que os povos indígenas mantenham o isolamento social. Nesse sentido, esta rede de solidariedade inicia a campanha, em 2021,com o objetivo de buscar subsídios para garantir a qualidade de vida das famílias indígenas enquanto durar a pandemia. Doações em dinheiro, alimentos e kits de higiene pessoal são muito bem-vindas.

campanha_Fepoince.png

Vivemos no pior momento da pandemia em nosso país com o aumento do número de casos confirmados e de vidas e histórias interrompidas por causa do coronavírus. A vacinação entre os povos indígenas é a nossa principal esperança para conter a pandemia, mas ainda lutamos para manter as medidas de prevenção à Covid-19, como promover a conscientização sobre o uso de máscaras e a higienização das mãos e objetos.


 

Com o segundo e mais contagioso pico de coronavírus, considerando a importância e necessidade das medidas de distanciamento e isolamento social, outras dificuldades se somam à crise sanitária, dentre elas, à insegurança alimentar e nutricional.


 

No Ceará, milhares de famílias indígenas sofrem hoje com a vulnerabilidade social e a precária segurança alimentar. A situação é grave e exige respostas urgentes e eficazes das políticas públicas. A fim de tentar reduzir as vulnerabilidades, a FEPOINCE lançou, no ano de 2020 a campanha “Apoie os Povos Indígenas do Ceará” com a criação de uma rede de solidariedade e apoio no combate e prevenção do coronavírus nas aldeias, que foi extremamente importante para arrecadar recursos e produtos para alimentação, higiene e limpeza e máscaras de proteção (Veja aqui a prestação de contas da primeira fase da campanha).


 

Neste ano de 2021, relançamos a campanha de apoio aos povos indígenas do Ceará com o objetivo de arrecadar recursos para alimentação de cerca de cinco mil famílias indígenas em situação de vulnerabilidade, assim, contamos com a colaboração de nossos apoiadores, amigas, amigos e das nossas parcerias com o poder público e de organizações da sociedade civil.Na maioria das aldeias indígenas no estado do Ceará, são desenvolvidas atividades de subsistência e/ou econômicas (comercialização de artesanatos, trabalhos domésticos e/ou na construção civil, turismo comunitário, pesca e coleta de crustáceos e mariscos, reciclagem de materiais etc.) que, no momento, encontram-se prejudicadas pela pandemia do Covid-19. Tal situação compromete a obtenção e produção de alimentos pela ausência de recursos financeiros.

 

Convocamos a sociedade, aos apoiadores, amigos e simpatizantes da causa indígena a colaborar com esta campanha emergencial de aquisição de alimentos para os povos indígenas no Ceará.

 

 

A pandemia não acabou. Nossa campanha de solidariedade continua. Faça sua doação e ajude a divulgar!